Nossa História

O Sintiitel é uma entidade de 1º grau, fundado em 12 de dezembro de 1988, com sede e foro na cidade de Curitiba e base territorial no Estado do Paraná. É constituído para fins de defesa, estudo, coordenação e representação da categoria profissional dos Trabalhadores nas Indústrias de Instalações Telefônicas do Estado do Paraná.

Em novembro de 2010 foi realizado eleição geral para renovação da diretoria, sendo eleita com 87% dos votos válidos a Chapa

1: SINDICATO DE VERDADE – SERIEDADE E LUTAS
A chapa eleita, pautou sua campanha baseada no Plano Gestor de Administração Sindical. – Um planejamento estratégico, considerado um modelo de gestão, conta com metas pré estabelecidas, e comprometimento assumido publicamente por todos os seus integrantes visando recuperar os poder de lutas do sindicato, o respeito dos trabalhadores e garantir melhores condições de trabalho e salários.

Visão

Nossos Princípios

Partimos de uma premissa elementar, de o trabalhador ser o fundamento principal na gestão sindical e que seus interesses devem ser sempre protegidos, sua participação e sua vontade sempre respeitada. Todos unidos cada um fazendo a sua parte, preservando sempre o bom senso e preparando os alicerces de um futuro melhor para nossa categoria, com mais justiça, pluralismo, democracia e auto-sustentação. São princípios modernos de uma gestão sindical inovadora que os trabalhadores, por experiencia prática, não abrem mão a qualquer tempo e em nenhuma hipótese. Não há direito mais sublime que o direito da maioria de decidir o que é melhor para todos.

Implantar um modelo de gestão sindical adequado à realidade de nossa categoria. A partir do acumulo de experiências, estabelecemos metas de trabalho que possibilitarão a implantação de mecanismos que recomponham os laços de respeito e confiança entre os trabalhadores e o sindicato, fazendo com que entidade seja cada vez mais próxima dos trabalhadores, especialmente daqueles que são filiados. Queremos estabelecer com o trabalhador uma aliança baseada no respeito por suas idéias, anseios e necessidades, dando como garantia a certeza de lutar em defesa da manutenção de seus direitos e ampliação das conquistas alcançadas

Missão

TRANSPARÊNCIA

Ocupará lugar de destaque em nossa gestão, uma vez que nosso trabalho deve ser pautado com base em rígido principio de ética, moral e dignidade. Princípios que constituem o primeiro passo para que seja estabelecida uma relação de confiança entre o sindicato e o trabalhador na base.

DEMOCRACIA

É outro conceito básico incorporado ao nosso plano de governo, porque é necessário zelar pela aproximação constante com o trabalhador, ouvindo seus anseios e necessidades, bem como conclama-lo a participar das ações do sindicato, tendo como alvo a missão catalizadora de sonhos, sendo ele o porta voz das ações, através de contribuição e participação. Para isso, a revisão e aperfeiçoamento dos processos de trabalho e a descentralização das decisões administrativas são fundamentais, bem como a revisão e modernização das estruturas administrativas.

RESPEITO PELA CATEGORIA

Liderando e promovendo o principio da união da categoria, em cada setor, em cada canteiro de obra, sendo um setor sempre pode contribuir para a melhoria da situação geral de nossa classe trabalhadora, fazendo assim cumprir os compromissos assumidos.

INCLUSÃO PRODUTIVA DE NOVOS COLABORADORES

Uma meta de nosso plano gestor , porque traz a renovação do pensamento da categoria a respeito da necessária responsabilidade e verdadeira colaboração nas dificuldades em que encontramos. Razão pela qual é uma das nossa metas principais, definindo assim objetivos comuns a todos e alinhando interesses individuais com os objetivos gerais, sem deixar de lado que a cooperação a convergência e sinergia se façam presentes.

RESPONSABILIDADE NA GESTÃO SINDICAL

É um dever de todos intensificar e profissionalizar o processo de cooperação e parceria para que juntos possamos transformar nosso plano gestor em uma realidade.

SUSTENTABILIDADE

É uma das metas do quadriênio. Em nosso plano de gestão figura como meta a ser propagado por todos os cantos do Estado, vivenciado em todos os detalhes a auto sustentação do sindicato com recursos únicos do trabalhador. Partimos da premissa de que, o dever de manter o sindicato é do trabalhador, sendo que se ele não o fizer, alguém vai oferecer “ajuda”, e quando esta “ajuda” vem das empresas, sempre a moeda de troca é o direito do trabalhador, isso sem sombra de duvida, inevitavelmente, surgem as concessões na hora de defender o direito do trabalhador.

GESTÃO ORIENTADA PARA RESULTADOS

É imprescindível em nossa gestão, com modernidade reger-se por objetivos, metas e indicadores claramente definidos, fazendo as ideias sair do papel, desdobrando o discurso mobilizador em planos de execução consistente, com parâmetros de gestão definidos, sem deixar de lado a qualidade nos serviços, bem como os prazos para sua execução e respectivos responsáveis por cada trabalho, tudo fixado em documento oficial.

INOVAÇÃO

É um diferencial – incorporar como rotina o aprofundamento de novas ferramentas, sobretudo no diz respeito a renovação dos processos de trabalho, aperfeiçoando as formas rotineiras de maneira a atender o maior número de trabalhadores.

PRODUTIVIDADE FINANCEIRA

Será tratado como ferramenta de gestão e não como mero instrumento de arrecadação. Nossa diretriz estabelece a busca sistêmica da qualidade fiscal, orçamentaria e o controle de gastos, além da incorporação de mecanismos de busca e inclusão de novos sócios ao quadro da entidade. Mantendo ainda, um processo continuo de avaliação e prestação de contas.

USO INTENSIVO DE NOVAS FORMAS DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR

É inadiável na era moderna. Colocaremos com prioridade o uso de novos métodos de atendimento, descentralizando o poder e a atuação nas bases, bem como disponibilizando novas tecnologias, possibilitando assim obter ganhos de produtividade, tempo e qualidade, agregando valor ao serviço prestado ao trabalhador.

INTEGRAÇÃO COM PODERES PÚBLICOS

É condição elementar de sobrevivência do moderno modelo de gestão aqui proposto, pois a defesa dos interesses do trabalhador e a proteção de seus direitos é de responsabilidade de todos e uma missão não tão fácil de ser cumprida, tendo em vista a cômoda situação imposta pela atualmente

COMPROMETIMENTO

É uma exigência da administração moderna, e uma necessidade básica para tomar ações corretas, evitando parcialidades e paralelismo, agindo com sinergia, maximizando resultados.