Sintiitel PR - Rua Pedro Zagonel, 1325 Novo Mundo - (41) 3501-9460 - sintiitelcwb@hotmail.com - https://sintiitelpr.com
Anatel anuncia restabelecimento de chamadas para o SAMU no Piauí
Regiões do Estado tiveram o atendimento telefônico restaurado após fiscalização e coordenação da Anatel
Fonte:. ANATEL
9/9/20252 min read


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta segunda-feira (8/9), confirma a efetivação do reestabelecimento das chamadas para o 192, serviço de emergência do SAMU, em diversos municípios do Piauí, após ação de fiscalização e de coordenação da agência reguladora por meio de seu escritório regional, Anatel Piauí.
De acordo com a superintendente de Fiscalização do órgão regulador, Gesiléa Teles, “a Anatel garantiu que as chamadas ao SAMU chegassem à Central de Atendimento em Teresina”. Apesar da normalização das chamadas ser anunciada nesta segunda-feira, esta foi alcançada ao fim da semana passada.
Solicitada pela Secretaria de Saúde do Estado devido ao alto volume de reclamações, a fiscalização da Anatel foi realizada com urgência. Em campo, fiscais da agência reguladora, a partir de testes com chips de distintas prestadoras móveis em localidades dos municípios afetados, constataram que a causa era uma provável falha sistêmica.
Com o apoio das equipes das prestadoras móveis envolvidas, foi identificada uma falha decorrente de uma base de dados desatualizada, sob responsabilidade da prestadora Oi, que impedia o correto direcionamento das chamadas para o número 192. Para viabilizar a verificação e a correção das configurações de rede pelas empresas, mesmo diante da desatualização da base principal, a Anatel Piauí providenciou a distribuição de códigos-chave atualizados, correspondentes aos números para os quais as ligações ao 192 devem ser encaminhadas em cada município.
A superintendente de Controle de Obrigações, Suzana Rodrigues, cuja atuação, juntamente com Gesiléa Teles, foi essencial para a pronta resposta da Anatel, afirmou que “situações como essa evidenciam a relevância estratégica e a transversalidade do setor de telecomunicações, bem como o papel essencial da Anatel para o bem-estar da sociedade”. A Anatel também intermediou a migração para a solução UC4X, que transforma a telefonia fixa em uma solução virtual, tornando o sistema de encaminhamento de chamadas ao SAMU mais robusto.
O órgão regulador ressalta a colaboração da Secretaria de Saúde, SAMU-Piauí, SAMU-Teresina, Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí e prestadoras de telecomunicações para o restabelecimento de chamadas. De acordo com o gerente da Anatel Piauí, Francisco José Matias, a coordenação do SAMU no Estado, confirmou a melhoria significativa do sistema. “A parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí e a colaboração técnica com as operadoras foram fundamentais para que pudéssemos resolver o problema de forma ágil, garantindo que as chamadas de emergência não fiquem sem resposta”, disse.