Anatel aprimora o assistente de IA do SEI para transformar e modernizar suas rotinas administrativas

A nova versão do assistente de IA do SEI, que foi lançado em agosto de 2024, busca otimizar os processos administrativos, melhorar a eficiência e impulsionar a inovação na Agência

Fonte:. ANATEL

3/3/20253 min read

A Anatel deu mais um passo rumo à transformação digital ao anunciar a atualização do módulo que agrega Inteligência Artificial (IA) ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o chamado SEI-IA. O lançamento interno do uso do SEI IA na Anatel, ocorrido em agosto de 2024, permitiu aos servidores utilizar as primeiras funcionalidades enquanto seu assistente era aprimorado. Agora, com sua atualização, é permitido, por exemplo, citar simultaneamente diversos documentos por prompt ou até mesmo citar um processo inteiro para interação.

Com essas evoluções concluídas, de acordo com o Superintendente de Gestão Interna da Informação da Anatel, Gustavo Nery, a Agência iniciará em março um conjunto de eventos para letramento dos servidores da Agência no uso de assistentes de IA Generativa, composto por um workshop interno de nivelamento geral, oficinas de prompts com áreas específicas e uso seguro da ferramenta.

O módulo SEI IA e o servidor de soluções de IA, que compõem sua arquitetura, foram publicados em código aberto no GitHub sob a licença GPL-3.0 (General Public License 3.0). A iniciativa reforça o compromisso da Anatel com a inovação, ao facilitar o compartilhamento de tecnologia aberta entre os órgãos e entidades que utilizam o SEI, sem qualquer tipo de burocracia.

Desde novembro de 2024, a Agência vem interagindo com 23 órgãos parceiros para uso-piloto do SEI IA, quando o código ainda estava restrito. O objetivo foi que validassem a instalação e documentação, garantindo a preparação para sua publicação. Desse grupo, oito instituições já fizeram a instalação em ambiente de teste.

O SEI IA será continuamente aperfeiçoado. Por ora, entre as funcionalidades previstas para lançamento futuro estão a “Galeria de Prompts”, o recurso “Buscar na Web” e a criação de “Agentes Personalizados”. O Manual do Usuário do SEI IA será atualizado continuamente, ensinando as mais variadas técnicas de prompts e inclusão de mais prompts avançados.

Para o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, “o SEI IA representa bem nosso já consolidado compromisso em colaborar com todos os órgãos que utilizam o SEI e possuem necessidades comuns”.

Já o conselheiro diretor da Anatel, Alexandre Freire, líder do tema de IA na Agência, enfatiza “o papel transformador que a Anatel possui na administração pública, inovando sobre processos administrativos eletrônicos por meio da atualização do assistente de inteligência artificial no SEI, sempre visando o uso seguro de IA pela Agência”.

No último dia 12/2, a Anatel apresentou o SEI IA no evento "De Volta para o Futuro: como a IA já transformou a administração pública", promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), tendo sido representada pelo Gerente de Informações e Biblioteca da Anatel, Nei Jobson.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

O SEI é a solução oficial do Governo Federal para produção e gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida gratuitamente para instituições públicas desde 2013, com o objetivo de promover a eficiência administrativa. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é o responsável pelo desenvolvimento colaborativo e pela cessão do direito de uso do SEI, seus módulos e sistemas complementares e suporte, com exclusividade para os órgãos do Poder Executivo Federal e, a partir do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), passou a distribuir também para órgãos ou entidades da esfera estadual ou municipal.