Anatel lança painel com informações detalhadas sobre Coletas de Dados Setoriais

Nova ferramenta aumenta a transparência e facilita análises sobre informações recebidas das prestadoras do setor de telecomunicações

Fonte:. ANATEL

4/22/20252 min read

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou painel externo sobre as Coletas de Dados Setoriais realizadas junto às empresas do setor regulado. O painel apresenta detalhes sobre as atuais 24 coletas de dados em execução pela Agência junto às entidades reguladas.

O painel exibe informações sobre as agendas abertas para envio de dados, destacando os arquivos recebidos com sucesso e aqueles que apresentaram algum erro de leiaute ou de qualidade de dados. Assim, o novo painel permite monitorar, de forma transparente, a situação das informações enviadas pelas prestadoras.

Desde junho de 2022, o Sistema Coleta de Dados da Anatel é a plataforma oficial para recebimento de dados do setor. Em 15 de abril de 2025, o Sistema Coleta acumula aproximadamente 528 mil arquivos recebidos, dos quais cerca de 511 mil foram processados com sucesso.

Entre as coletas realizadas, a de acessos dos Serviços de Comunicação Multimídia ("Acessos - SCM") concentra a maior quantidade de arquivos recebidos, cerca de 459 mil, devido ao elevado número de prestadoras autorizadas a oferecer serviços de banda larga no País.

Uma das grandes vantagens do Sistema Coleta de Dados é a realização de processos automáticos de validação da qualidade das informações no momento do envio. Somente os arquivos que atendem plenamente aos critérios estabelecidos são oficialmente recebidos pela Agência, o que garante maior confiabilidade dos dados. "O novo painel demonstra os avanços da Anatel na gestão de dados do setor de telecomunicações, evidenciando nosso esforço em receber dados corretos e representativos ", destacou o presidente da Agência, Carlos Baigorri.

As coletas de dados setoriais são instituídas pela Anatel seguindo os procedimentos dispostos no Regulamento de Coleta e Transferência de Dados Setoriais, recentemente atualizado por meio da Resolução Anatel nº 774, de 19 de fevereiro de 2025.

Segundo o conselheiro Vicente Aquino, relator do processo que resultou na Resolução nº 774/2025, a medida representa um avanço importante na missão da Agência de garantir mais eficiência e modernidade no setor. Como destacou Aquino: “Com esse novo regulamento, a Anatel dá um passo firme para fiscalizar melhor, regular com mais justiça e garantir que o cidadão brasileiro seja o verdadeiro beneficiário de um setor de telecomunicações mais transparente, competitivo e acessível.”

Para o conselheiro Alexandre Freire, por meio do painel, a sociedade ganha maior transparência e facilidade de acesso a informações estratégicas sobre o setor de telecomunicações no Brasil, uma vez que os dados abertos disponibilizados pela Anatel permitem que pesquisadores, estudantes, empresas e demais interessados realizem estudos, análises independentes e monitorem o desempenho do setor regulado, promovendo mais competição, qualidade e inovação nos serviços ofertados. "Os dados abertos gerados pelas coletas ampliam a transparência e fortalecem o setor de telecomunicações no Brasil, incentivando novos investimentos e oportunidades de negócios baseados em informações sólidas e acessíveis, sempre em benefício da sociedade brasileira", concluiu.

As informações coletadas suportam análises internas da Anatel e ampliam a maturidade da Agência para tomar decisões baseadas em evidências, além de alimentar diversos outros painéis disponíveis no Portal de Painéis de Dados da Agência.

Os dados abertos referentes ao novo painel já foram publicados, podendo ser acessados diretamente por meio deste link. Além disso, para facilitar o uso dessas informações pelos cidadãos, a Anatel disponibiliza um notebook Python de exemplo, com orientações práticas sobre como analisar os dados abertos publicados.